CONTO TRADICIONAL
POSL Ana Maria Toséti
"Ao lado da literatura, do pensamento intelectual letrado, correm as águas paralelas, solitárias e poderosas da memória e da imaginação popular"
Câmara Cascudo
( in Contos Tradicionais do Brasil)
lado da literatura, do pensamento intelectual letrado, correm as águas paralelas, solitárias e poderosas da memória e da imaginação populaCâmara Cas( in Contos Tradicionais do "O livro é um lugar de papel e dentro dele existe sempre uma paisagem. O leitor abre o livro,vai lendo, lendo e, quando vê, já está mergulhado na paisagem. Pensando bem, ler é como viajar para outro universo sem sair de casa. Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, participar de aventuras, desvendar segredos, ficar encantado, entrar em contato com opiniões diferentes das suas, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, às vezes, até sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo é mentira. Ao mesmo tempo, tudo é verdade, tanto que após a viagem, que alguns chamam leitura, o leitor, se tiver sorte, pode ficar compreendendo um pouco melhor sua própria vida, as outras pessoas e as coisas do mundo."
(in
Durante o mês de agosto, além dos livros de Ricardo Azevedo, selecionei contos populares de diversos autores para ler nas aulas. Minha escolha se deu através da pesquisa de contos populares por região e adequação às séries.
Os livros de Ricardo Azevedo possuem uma linguagem fluida e direcionada ao público infanto-juvenil e, de acordo com a série eu fazia uma abordagem diferente, no meu período atendo alunos de 1º s , 5º s , 7º s e 8º s anos.
Desses livros de Ricardo Azevedo li, para os 5º s , 7º s e 8º s anos, o conto Moço Bonito e Imundo in No meio da noite escura tem um pé de maravilha e A lenda do Saci Perere in Contos e lendas de um vale encantado.
Do livro Você me chamou de feio, sou feio mas sou dengoso, li um conto, As laranjas mágicas, adivinhas, poemas e parlendas também para os 1os anos.
Para ilustrar a região norte exploramos o livro do poeta inglês Sean Taylor, Cobra-Grande, histórias da Amazônia que reconta contos e lendas, assim como sua viagem pela bacia amazônica.
Ainda para os pequenos montei um oceano de livros com vários exemplares de contos populares para crianças e elas ficaram livres para escolher e manusear aqueles que as interessassem.
E não podia faltar, principalmente para os 8º s anos, o conto Audiência do capeta, o qual pertence ao ciclo maravilhoso ou de encantamento, resumido e publicado por Câmara Cascudo no compêndio – demônio logrado no livro Contos Tradicionais do Brasil.
Os alunos das séries do Fundamental I mostraram grande interesse pelos contos tradicionais e compartilharam suas versões sobre as lendas apresentadas para a classe. Não encontrei dificuldades ao apresentar os contos para os 1º s e 5º s anos.
Já o Fundamental II, mostrou maior interesse pelo conto Audiência do capeta. Apesar da dificuldade com o vocabulário, as vicissitudes do personagem que, por uma artimanha do capeta transfigurado em gato (gatim), acaba batendo em sua mulher a cada retorno ao lar, provocou o riso e o interesse em saber o desfecho da história, claro que a torcida era para que a malvadeza do coisa ruim fosse descoberta e o homem se vingasse do gato. Esse conto sempre mantém a atenção dos ouvintes ou leitores.
Os alunos, principalmente das 8ºs anos, relataram que estão fartos de ler contos folclóricos e que preferem histórias de terror, principalmente romances em que apareçam vampiros apaixonados. (de novo a força e o poder do mass mídea).
Apesar da preferência deles não considero que o resultado foi negativo, sempre deixo a leitura livre após ler os textos programados para a aula. Em nossa escola já existe uma prática consolidada por vários POSLs que trabalharam lá e os “combinados” com os alunos possibilitam práticas satisfatórias.
POSL Ana Maria Toséti
Atividade desenvolvida com os alunos da 5º C em parceria com a prof. Ivana
Selecionei livros do acervo que tivessem vários exemplares, separei dois títulos com a intenção de oferecer gêneros diferentes: poesia e prosa.Interessante foi a escolha da maioria dos alunos do 5º C pela poesia. Mais da metade da classe optou por ler o livro de Elias José, ilustrado por Cristina Biazetto Poesia é fruta doce e gostosa e a outra parte escolheu o livro de contos ambientados na África de Heloisa Pires de Lima, Georges Gneka e Mario Lemos, ilustrações de Veronique Tadjo, A semente que veio da África.
Para fomentar a escolha discorri sobre os autores e ilustradores de ambas as obras. Já havia pesquisado em sites, os quais apresentei para a classe:
http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html
Após os alunos observarem os sites e manusearem os livros, distribuímos, eu e a prof da classe, os exemplares de acordo com a escolha e combinamos que eles fariam, em sala de aula, um fichamento do livro seguindo as instruções da prof Ivana e, no nosso próximo encontro na sala de leitura, conversaríamos a respeito das atividades desenvolvidas após a leitura dos livros.
Nosso segundo encontro foi bem proveitoso, após a explanação da professora e dos alunos sobre as anotações de leitura, demos início a um sarau literário.
Cada aluno selecionou um poema ou um conto, de acordo com o título escolhido, e leu para os colegas. Eles gostaram tanto da atividade que continuamos no terceiro encontro com fila de espera para ler ao microfone para a classe.
Na nossa próxima aula, os alunos irão trocar os livros com os colegas e nos encontros subseqüentes relatarão suas experiências para o grupo.
Assim, nossa atividade com o Clube de Leitura ainda não foi concluída e, como todo trabalho desenvolvido com leitura, pretendemos que seja mais uma prática contínua.
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