segunda-feira, 7 de abril de 2008

TV CULTURA NA NOSSA ESCOLA

Olá colegas do "Claudio"!
Olá Ana Maria Toseti!
Enfim, estou dando meus primeiros passos neste novo canal de comunicação que você corajosamente criou para que nós, os professores, pudéssemos divulgar as experiências pedagógicas. E são tantas na nossa escola! Não é mesmo?
Vou contar sobre a TV Cultura.
A TV Cultura, a pedido da Secretaria Municipal de Educação de SP, gravou uma atividade: "notícia televisiva X Notícia de jornal impresso", no dia 1º de abril em minha aula de português
com alunos do 4º ano ciclo II (8ª série).
A atividade:
- Os alunos foram motivados a assistir ao noticiário televisivo e a anotar tudo o que fosse possível;
- no dia seguinte, em grupo, o dia da gravação, deveriam escolher as mesmas notícias publicadas em jornais impressos postos à sua disposição pelo pessoal da SME para comparar as linguagens utilizadas pelos dois veículos de comunicação.
E o que aconteceu?
Técnicos do Canal II instalaram seus equipamentos na sala de leitura do "Cláudio" e gravaram por duas horas alunos selecionando notícias de TV, lendo e recortando notícias de jornais impressos, discutindo as manchetes, etc.
Alguns assuntos que correram soltos: pedofilia, a epidemia da dengue no Rio de Janeiro, a morte da Isabela que fora jogada do 6º andar e tantos outros...
Foi uma experiência maravilhosa.
Quem narrou esta experiência: Prof. Miguel Evangelista Régis

É importante que outras atividades sejam divulgadas.

Nenhum comentário: